Como fazer o tour de 1 noite no deserto do Marrocos
Bem-vindo (a) ao Marrocos, viagem feita do dia 25/05 a 02/06/2019. Esse post é específico do Deserto do Marrocos e aqui no blog você pode conferir Rabat, Fez e Marrakech.
Enfim dormir no deserto! Nossa, esse era um sonho que consegui realizar da minha lista de viagem, mas quero revelar que não foi tudo aquilo que eu idealizei. Assim, eu convido a você a entender o porquê da minha pequena decepção ao conhecer o deserto do Marrocos.
Informações do passeio
O site que eu comprei o passeio foi o Viator e o valor foi de €53,00, que inclui o transporte, hospedagem, passeio de camelo, jantar e café da manhã no deserto.
Logo, a comida e bebida durante a viagem não está incluída e os restaurantes na estrada são caros. Infelizmente, não há outra opção, já que estávamos no meio do nada.
Marrakech até Zagora
A van sai da Praça Jemaa el-Fna em Marrakech e se você combinar com a agência, uma pessoa vai te buscar à pé no seu hostel. Logo, a primeira dica é sentar nos primeiros lugares da van porque serão aproximadamente 8 horas de viagem e são curvas o tempo todo.
Na estrada, teve momento que meu deu uma tristeza, pois na parada para tomar café/usar o toalete, crianças se aproximaram da van para pedir dinheiro. Então, foi aí veio o aperto no coração olhando os pequenos na beira da estrada com os dentinhos escuros e as roupas velhas.
Enfim…apesar disso, as montanhas do caminho são muito impressionantes e há algumas paradas para os miradores, como você pode ver na foto acima.
Ait Benhaddou
Ait Benhaddou é a principal parada da ida e uma cidade que é Patrimônio Cultural da UNESCO. Antigamente, foi um importante ponto na rota de mercadoria entre o deserto do Saara e Marrakesh.
Atualmente, vivem apenas quatro famílias dentro do Kasba (cidade fortificada), já que a maioria dos cidadãos vivem em casas mais modernas do outro lado do rio.
Contudo, esse lugar é famoso por ser cenário de vários filmes, entre eles Indiana Jones e O Gladiador, além da série Game of Thrones.
Todo o passeio é feito em inglês com um guia local e o valor é de 10 dirhams por pessoa. Segundo esse guia, um filme brasileiro estava sendo filmado naquela semana, porém ele não sabia mais informações.
Abaixo segue a lista de todas as obras cinematográficas feitas nesse lugar.
Chegada no deserto
A cidade de Zagora foi a última parada para comprar água e poucos minutos depois a van nos deixou perto dos camelos.
Assim, no meu segundo choque de realidade, me perguntei: “onde estão as dunas?”, doce ilusão das fotos do site onde comprei o passeio.
Dessa maneira, subi no camelo e me dei conta que eu estava no começo do deserto e que as dunas ficavam bem longe dali.
Dramas a parte, essa foi a segunda vez que andei de camelo e a amarração do turbante na foto é apenas decoração, não estava ventando e a areia estava bem calminha no chão.
Noite no deserto
Após uns 30 minutos de camelo, chegamos ao acampamento e fomos recebidos com um chá marroquino. Um pouco mais tarde foi servido o jantar: tajine de frango e legumes, que estava bem gostoso. Para finalizar a noite, tivemos músicas com instrumentos e dança em volta da fogueira.
Por fim, as barracas eram bem quentes e eu não consegui ficar ali dentro, mas imagino que pra época de frio é perfeito. Assim, minha ideia foi dormir fora da barraca e essa foi a melhor ideia porque ficamos vendo as estrelas.
Infelizmente eu apenas tinha a câmera do celular e não consegui capturar nada, mas se você for na época de calor durma fora da barraca!
Na manhã seguinte, o café da manhã foi chá ou café com pão e manteiga e depois já subimos no camelo para encontrar nosso motorista.
Enfim, na foto abaixo, uns dos guias marroquinos que esteve conosco nessa noite do deserto e que, quando estávamos entrando na van, pediu para todos uma gorjeta.
Apesar das decepções, eu não me arrependo de ter feito esse passeio e imagino que a excursão de 2 ou mais noites proporciona ao turista o verdadeiro passeio pelas dunas. Enfim, a melhor parte foi dormir e ver o céu estrelado sem luz da cidade para atrapalhar a vista.
Zagora até Marrakesh
Draa Valley
O Draa Valley foi a parada mais linda do retorno, que é o vale com mais de dois milhões de palmeiras que percorrem o rio, chamado Draa, e chega até o sul do Marrocos.
Tifoultoute
Outra cidade incluída no passeio é o Kasba chamado Tifoultoute, que também foi cenário de filme (Lawrence da Arábia). Infelizmente nesse ponto da viagem eu estava tão cansada que apenas queria tomar um banho e descansar.
Em Tifoultoute também visitamos uma fábrica de tapetes marroquinos, tudo muito lindo e colorido, porém era proibido fotografar.
Por último, na foto abaixo uma linda vista do caminho para Marrakech para se despedir desse passeio do deserto.
Se você tem alguma dúvida ou já visitou esse lugar, por favor deixe nos comentários. Marque #depira na suas fotos do Instagram para que eu possa vê-las
Eu vejo você na próxima aventura!
Natalia