Machu Picchu, Peru – Parte 3

Roteiro Completo Mochilão América do Sul


Machu Picchu, Peru – Parte 3

Mochilão feito entre 27/12/2013 e 18/01/2014. A parte 1 e a parte 2 estão nos respectivos links 🙂

Essa será a última aventura por esses países incríveis pelos quais passei! Meus amigos e eu chegamos em Cusco na noite do dia 7 de janeiro de 2014 e chovia bastante! Nós escolhemos um hostel para passar duas noites, já que planejamos partir para Machu Picchu no dia 9 de janeiro. Depois de pesquisar em algumas agências escolhemos a seguinte:

O informativo acima diz uma noite e dois dias, mas nos escolhemos a opção de duas noites e três dias. Nesse pacote você vai com uma van até uma hidroelétrica e depois caminha pelo trilho do trem, o PeruRail. A viagem com a van demora de 5 a 6 horas e a caminhada aproximadamente 1 hora e meia. O custo foi de aproximadamente 180 dólares e estava incluso a van, duas noites no hostel, café da manhã e janta, o ticket para entrar em Machu Picchu com guia e mais um tour em Cusco e Valle Sagrado, o qual nós fizemos quando voltamos de Machu Picchu.
Para Machu Picchu levamos apenas o necessário para as duas noites e o restante das malas deixamos na própria agência, que as levou para um hostel e depois as pegamos na volta.
Tem outras opções para chegar em Machu Picchu desde Cusco, uma delas é fazer a Trilha Inca de quatro dias e três noites ou uma outra trilha de cinco dias e quatro noites e ambas tem que ir com uma agência autorizada. E a opção mais rápida e cara é ir com o trem PeruRail desde Cusco.

No dia 08/01 nós fechamos o pacote e o restante do dia conhecemos Cusco. Uma cidade que me encantou por sua história e beleza natural em todo o Valle Sagrado!

Plaza de Armas Muro na rua Hatunrumiyoc
Conhecendo Cusco

A foto do muro fica na rua Hatunrumiyoc, a mais popular de Cusco. É um ponto turístico porque o muro impressiona pelo seu encaixe perfeito.
Eu lembro que no almoço desse dia tomamos uma bebida que se chama chincha de jora, na verdade ela é alcoólica e a base de milho, mas também tinha a versão suco e tinha uma cor roxa. Eu particularmente não gostei nada daquilo, mas provei hahaha, meus amigos gostaram.
Outra bebida típica é a Inca Kola é um refrigerante e tem uma cor engraçada. A cerveja peruana é a Cusqueña que está na foto abaixo.

Inca Cola cerveja Cusqueña

Aguas Calientes 09/01

O ponto de encontro dia 09 pela manhã para pegar a van era a Plaza de Armas. O plano era a viagem na van, caminhada até Aguas Calientes, jantar no hostel e por fim dormir porque no outro dia tínhamos que tomar café da manhã às 3:40 da madrugada e sair as 4 da matina para subir até Machu Picchu!
O hostel de Aguas Calientes era simples e muito agradável! O restaurante incluso no pacote ficava ao lado e a comida era muito boa! Ninguém teve problemas com a comida ali, mas sempre lembrando de nunca tomar água da torneira!

Van para a hidroelétrica Trilhos do trem até Aguas Calientes
Rio Urumamba O trem PeruRail

Machu Picchu 10/01

No dia 10/01 acordamos bem cedinho e as 4 da manhã começamos a caminhar! Eu cansei demais para subir aquela montanha até Machu Picchu! Gente, sério!! Meus amigos não tiveram nenhum problema, mas eu hahahahahaha e as mulheres peruanas que trabalhavam lá passavam do meu lado de salto e eu ali sofrendo pra subir com um tênis confortável!!
Existe também uma van que leva as pessoas até a entrada principal e na época custava 10 dólares. Depois da minha sofrida subida, lá em cima estava um guia nos esperando. O tour foi na parte da manhã e depois ficamos livres para curtir o local! Nosso tour foi em espanhol, mas tinha tour em várias outras línguas!
Durante a manhã tinha muita neblina e até choveu um pouco, mas felizmente perto do meio dia as nuvens saíram e deram espaço a muitas fotos que fizemos!

Levar muita água e a sua comida para passar o dia em Machu Picchu! As coisas dentro do complexo são bem caras! Nós compramos as coisas em Aguas Clientes no dia anterior.
Levar uma capa de chuva 🙂 Durante a manhã é difícil tirar foto
Nosso guia muito simpático,
abraçou todos no fim de sua explicação
Começando a explorar o local
O fundo de foto mais disputado

Foi incrível, estar em Machu Picchu era um sonho que eu tinha a muito tempo!
No meio da tarde nós retornamos para ir às piscinas de água termal. É muito fácil chegar até lá com as placas em Aguas Calientes. Eu não tenho fotos porque levamos apenas as chaves do hostel e toalha, mas foi muito bom ter esse momento relaxante depois de subir e descer a montanha de Machu Picchu.
Depois do jantar aproveitamos para comprar mais comida para o dia seguinte e também para ir na feira de artesanato da cidade!

Voltando para Aguas Calientes Aguas Calientes, conhecida também como
Machu Picchu Pueblo

O dia seguinte nós retornamos para Cusco, primeiro caminhando nos trilhos do trem até hidroelétrica e depois a viagem com a van. Antes de ir para Machu Picchu nós já tínhamos reservado um outro hostel em Cusco perto da Plaza de Armas, então foi chegar, pegar as mochilas e ir para o hostel descansar!

Caminho de volta até a hidroelétrica

Passeio Valle Sagrado

No dia 12/01 nós fizemos um tour por Cusco e dia 13/01 pelo Valle Sagrado que estavam inclusos no pacote de Machu Picchu!
Um dos passeios que eu mais gostei foi a visita na casa de uma artesã peruana porque ela explicou como as lãs são tingidas e o processo para fazer o artesanato!

Tem MUITA coisa para fazer em Cusco e no Valle Sagrado, nós fizemos o máximo que podíamos, porque nosso dia de retorno estava ficando próximo. Uma outra opção é  comprar o Boleto Turístico de Cusco e desfrutar muito da região, aqui você pode ver mais informações.
Cusco Ollantaytambo
Casa da artesã

Copacabana, Bolívia

Ainda no dia 13 de janeiro terminamos o passeio do Valle Sagrado e à noite pegamos um ônibus para Copacabana na Bolívia que fica no Lago Titicaca. Nós chegamos dia 14 fizemos o passeio para a Isla Del Sol! Não houve tempo de conhecer Puno no Peru , também no Lago Titicaca, mas super aconselho você a pesquisar sobre o local porque é incrível!
Copacabana é uma cidade bem barata, ainda no dia 14 à noite eu comi um prato de Truta (peixe) e custou R$18,00, porém foi em nessa cidade que esqueci da minha promessa de tomar cuidado com a água para beber e tomei uma sopa no almoço! Deu m%$#*! Foi piriri na certa! A minha sorte é que durou apenas uma noite, tomei um remedinho e passou!

Cusco-Peru para Copacabana-Bolívia. Imagem: Google Maps Fronteira Peru-Bolívia

Passeio Isla del Sol

O barco mais lindo
Isla del Sol
Isla del Sol

La Paz, Bolívia

Depois de apenas uma noite em Copacabana, no dia 15 de janeiro fomos para a capital La Paz para também passar uma noite e depois seguir viagem de volta ao Brasil.
Em La Paz tem muitos passeios legais e a cidade por si só é muito interessante! O que nos deu tempo de fazer em La Paz foi apenas passear um pouco pela cidade para tirar umas fotos! Eu não lembro o nome do nosso hostel, mas ele tinha um barzinho muito legal no último andar e ficava em cima do Hard Rock Cafe!

Copacabana para La Paz. Imagem: Google Maps
La Paz

No dia 16/01 à noite pegamos um ônibus de La Paz até Santa Cruz de La Sierra e apenas trocamos de ônibus seguindo para Puerto Quijarro! Como chegamos dia 17 pela noite pegamos um táxi e dormimos em Corumba-MS.
Na manhã seguinte nós voltamos na fronteira para passar pela polícia boliviana e dar entrada na Polícia Federal no Brasil! E a tarde seguimos com o ônibus para Campo Grande e de lá cada um foi de avião para a casa!

Mais uma vez quero agradecer meus amigos por essa viagem inesquecível! Obrigada!

Se você tem mais dicas deixe aqui nos comentários ou se está fazendo essa viagem me marque nas fotos do Instagram com #depira para que eu possa vê-las!

Eu vejo você na próxima aventura!
Natalia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *