Deserto de Atacama, Chile – Parte 2

Roteiro Completo Mochilão América do Sul

Mochilão feito entre 27/12/2013 e 18/01/2014.

A Parte 1 já está aqui.

Você já fez a viagem do seu sonho? O mochilão era a minha desde os meus 15 anos. Ela foi muito sonhada, planejada e, enfim, chegou o momento. Então, quero compartilhar com você essa minha experiência em meu primeiro mochilão.

San Pedro de Atacama

Como eu disse no final da parte 1, eu e meus amigos chegamos em San Pedro de Atacama no dia 03 de janeiro de 2014. O ônibus que nos levou até a cidade parou na polícia chilena e nossas mochilas foram para o raio-x. Depois disso, andamos para o centro da cidade buscar um hostel.

Rua Caracoles, San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama é uma cidade pequena e pacata, porém cara. No verão, é bem quente durante o dia e a noite tem em friozinho agradável.

Após a chegada, nós olhamos 3 ou 4 hostels e escolhemos um que ficava no final da Rua Caracoles, a rua principal da cidade. Era um local muito agradável, mas caro em comparação com a Bolívia.

Nosso hostel no fim da Rua Caracoles

Como ficamos apenas 2 noites no Chile, nós calculamos mais ou menos quanto íamos gastar para não sacar dinheiro demais, já que não queríamos ficar com peso chileno na mão.

Para comprar qualquer coisa em San Pedro de Atacama saia da rua principal Caracoles e tudo fica mais barato. Procure os mercados e os restaurantes mais afastados, dado que a cidade é muito pequena.
Praça em San Pedro de Atacama

Depois de deixar as mochilas no hostel, nós almoçamos em um restaurante de vendia frango e bata frita. Logo após, buscamos um passeio pra fazer no dia seguinte e escolhemos o Valle de la Luna, o qual visita as três Marias, o Cânion das Cuevas de Sal e o pôr-do-sol.

Entretanto, há vários outros passeios e vale pesquisar anteriormente o que te agrada. Além disso, aquele dia também compramos a passagem para Arica, cidade fronteira com o Peru.

Valle de la Luna

Não lembro exatamente que horas começou o passeio no dia 4, mas levamos comidinhas porque retornaríamos apenas à noite. No fim, nós comparamos poucas agências para escolher o passeio porque os preços são bem parecidos e praticamente todas elas estão na rua principal. No entanto, aqui neste site pode obter mais informações.

A excussão foi feita com um micro ônibus e tinha um guia bem simpático que nos explicou muitas coisas sobre aquele lugar.

Três Marias, escultura natural

O Valle de la Luna se localiza na Cordilheira de La Sal e o nome “Luna” refere-se ao solo que parece com a paisagem lunar porque esse vale possui formações rochosas desgastadas pelo vento com terra vermelha e alguns lugares coberto por sal.

Cânion das Cuevas de Sal
Não esqueça o protetor solar, pois em muitos passeios você fica exposto ao sol. Proteja-se 🙂
Pôr-do-sol

Depois que o sol se põe fica um pouco frio, por isso é bom ter um casaquinho leve ou um moletom.

Assim nos despedimos desse lugar incrível. Enfim, no dia seguinte descansamos e esperamos o horário do nosso ônibus para Arica. Felizmente, a rodoviária era apenas 20 minutos andando da Rua Caracoles.

Eu lembro que esse ônibus era muito confortável, com banheiro e ar condicionado. A viagem foi de aproximadamente 9 horas.

San Pedro de Atacama para Arica (fronteira). Imagem: Google Maps

Arica

Arica é a última cidade do norte do Chile, mas ainda fica a 20 Km antes da fronteira com o Peru. Assim, aqui demos uma volta para ver a praia e lembro que comemos em um restaurante na frente da rodoviária que era muito bom e barato.

Ônibus ou táxi são as duas opções para ir até a fronteira e nós escolhemos táxi porque a diferença de preço era pouca. O único problema de ir com ônibus é que você tem que esperar todas as 40 pessoas serem revistadas para seguir viagem.

O nosso taxista tinha uma van e conosco foram um outro grupo de meninas.

Táxi: Arica-Chile para Tacna-Peru. Imagem: Google Maps

Cuidado na fronteira! Se você está levando coisas que a polícia não gosta, dê um jeito de sumir com isso. Ali a polícia revista tudo, mais que na fronteira entre Bolívia e Chile.

Tacna

Ao chegar em Tacna, nós pedimos para o taxista nos deixar na Rodoviária e compramos a passagem de ônibus para Arequipa, que são 7 horas viagem. Infelizmente só havia passagem para a noite, então esperamos num “centro comercial” que era como um Shopping.

Decidindo os próximos passos da viagem em Tacna

Lamentavelmente, em Tacna demos azar e o nosso ônibus atrasou. Não acho que a companhia era ruim (não lembro o nome), apenas o ônibus quebrou antes do embarque. Por isso, sempre fique preparado para esses tipos de imprevistos!

Tacna para Arequipa. Imagem: Google Maps

Arequipa

Finalmente na manhã do dia 07/01 chegamos em Arequipa e apenas trocamos de ônibus e fomos direto para Cusco. Naquela região você pode ir para Nazca (Las Líneas de Nazca), Ica, Pisco, mas infelizmente não tínhamos tempo.

A viagem de Arequipa até Cusco foi aproximadamente 10 horas de ônibus e viajamos durante o dia, o que foi um pouco difícil porque já estávamos 2 noites dormindo no ônibus.

Arequipa para Cusco. Imagem: Google Maps.
Na noite do dia 07 de janeiro de 2014 chegamos em Cusco que é assunto para a Parte 3.

Se você tem mais dicas deixe aqui nos comentários ou se está fazendo essa viagem me marque nas fotos do Instagram com #depira para que eu possa vê-las!

Eu vejo você na próxima aventura!