Deserto de Atacama, Chile – Parte 2

Roteiro Completo Mochilão América do Sul

Mochilão feito entre 27/12/2013 e 18/01/2014. A Parte 1 está nesse link 🙂

Como eu disse no final da parte 1, eu e meus amigos chegamos em San Pedro de Atacama no dia 03 de janeiro de 2014. Aquele ônibus que nos levou até a cidade parou na Polícia Chilena e passamos nossas mochilas no raio-x. E depois disso andamos para o centro da cidade buscar um hostel.
San Pedro de Atacama é uma cidade pequena e pacata, porém cara e para decidir o hostel nós olhamos 3 ou 4 e escolhemos um que ficava no final da Rua Caracoles, a rua principal da cidade. Um hostel muito agradável, porém mais caro em comparação com a Bolívia.

Rua caracoles Nosso hostel
Em San Pedro de Atacama ficamos apenas duas noites, então calculamos mais ou menos quanto íamos gastar para não sacar dinheiro demais, já que não voltaríamos mais para o Chile.
No Chile deixamos os casacos de lado! A cidade é bem quente durante o dia e a noite um friozinho agradável.
Para comprara qualquer coisa em San Pedro de Atacama saia da rua principal Caracoles e tudo fica mais barato! Procure os mercados e os pequenos restaurantes mais afastados, mas não se preocupe que a cidade é muito pequena, então não tem que caminhar muito.
Dica de restaurante: tem uns restaurantes mais simples fora da Rua Caracoles que vendem frango assado com batata e uma salada! Barato e bom.
Praça da rua Caracoles

Depois de deixar as mochilas no hostel, nós almoçamos no lugar que vende frango e buscamos um passeio pra fazer no dia seguinte. Ali no Atacama decidimos fazer o passeio do Valle de la Luna, em que você visita as três Marias, o Cânion das Cuevas de Sal e vê o pôr-do-sol. Tem vários outros passeios e tudo ali no Deserto de Atacama é mais caro.
Naquele dia mesmo também compramos a passagem para Arica (cidade fronteira com o Peru – nós partiríamos dia 05/01 pela tarde).

Nós comparamos poucas agências para escolher o passeio porque os preços são bem parecidos e praticamente todas elas estão na rua principal. Neste site tem dicas de outros passeios!
Muito protetor solar! Em muitos passeios você fica exposto muito tempo ao sol, então proteja-se 🙂

Valle de la Luna

Não lembro exatamente que horas começou o passeio no dia 4, mas levamos comidinhas, pois retornaríamos apenas à noite. A excussão foi feita com um micro ônibus e tinha um guia bem simpático que nos explicou muitas coisas sobre aquele lugar!

O nome “Luna” refere-se ao solo que parece com a paisagem lunar. Possui formações rochosas erodidas pelo vento com terra vermelha e alguns lugares coberto pelo sal, esse Valle se localiza na Cordilheira de La Sal.
Três Marias, escultura natural
 Cânion das Cuevas de Sal
Pôr-do-sol

Depois que o sol se põe fica um pouco frior, é bom ter um casaquinho leve.
E assim nos despedimos desse lugar incrível! No dia seguinte relaxamos e esperamos o horário do nosso ônibus para Arica, saão aproximadamente 9 horas de São Pedro de Atacama.
A Rodoviária era apenas 20 minutos andando da Rua Caracoles! O ônibus era muito confortável, com banheiro e ar condicionado, para a alegria de todos 🙂

San Pedro de Atacama para Arica (fronteira). Imagem: Google Maps

Arica é a última cidade do Chile, porém ainda a 20 Km antes da fronteira com o Peru. Em Arica apenas demos uma volta para ver a praia e também almoçamos ali! Lembro que comemos em um restaurante na frente da Rodoviária que era muito bom e barato!
Cuidado na fronteira! Se você está levando coisas que a polícia não gosta dê um jeito! Ali a polícia revista tudo, mais que na fronteira entre Bolívia e Chile!

Para ir até a fronteira tem 2 opções: ônibus ou táxi. Nós escolhemos táxi porque é quase o mesmo preço e era mais rápido. O nosso taxista tinha uma van e conosco foram um grupo de meninas também. Perguntamos a elas para irmos todos juntos já que as vimos na rua com mochilas. O único problema de ir com ônibus é que você tem que esperar todas as 40 pessoas serem revistadas para seguir viagem.
Táxi: Arica-Chile para Tacna-Peru. Imagem: Google Maps Decidindo os próximos passos da viagem em Tacna

Ao chegar em Tacna, nós pedimos para o taxista nos deixar na Rodoviária e compramos a passagem de ônibus para Arequipa, mais ou menos 7 horas viagem. Infelizmente só havia passagem pela noite então esperamos num “centro comercial” que era como um Shopping.
Em Tacna demos azar! Infelizmente à noite o nosso ônibus atrasou, não acho que a companhia era ruim (não lembro o nome), apenas o ônibus dar problema. Então sempre fique preparado para esses tipos de imprevistos!

Tacna para Arequipa. Imagem: Google Maps

Na manhã do dia 07/01 chegamos em Arequipa e apenas trocamos de ônibus e fomos direto para Cusco. Naquela região você pode ir para Nazca (Las Líneas de Nazca), Ica, Pisco. Tem muitas coisas legais pra fazer ali, vale a pena pesquisar para ver se é interessante para você.
De Arequipa até Cusco foi aproximadamente 10 horas de ônibus e viajamos durante o dia, o que foi um pouco difícil poque já estávamos 2 noites dormindo no ônibus. Porém a vista é espetacular!

Arequipa para Cusco. Imagem: Google Maps.

Na noite do dia 07 de janeiro de 2014 chegamos em Cusco que é assunto para assunto para a Parte 3.

Se você tem mais dicas deixe aqui nos comentários ou se está fazendo essa viagem me marque nas fotos do Instagram com #depira para que eu possa vê-las!

Eu vejo você na próxima aventura!