Creta – Chania

Roteiro completo 10 dias na Ilha de Creta, Grécia

Chania, Parte 2 – Bem-vindo!

Viagem feita entra os dias 10 e 20 de julho de 2016. A parte 1 já está aqui no blog!

Chania é a segunda maior cidade da ilha de Creta, com aproximadamente 157 mil habitantes (dados de 2011). Sua história começa no período neolítico e seus primeiros habitantes construíram um estabelecimento sobre a colina baixa Kastelli, um local de defesa. Ao longo dos séculos muitas invasões e guerras ocorreram. Sua arquitetura teve influencia do período bizantino, árabe, veneziano e otomano, enfim, um prato cheio pra quem gosta de história!

Todos os pontos visitados na parte 2 dessa viagem você pode ver no mapa abaixo! É possível com o símbolo à esquerda do mapa ver outros pontos que são interessantes mas que eu não visitei.
No final do post também tem um vídeo para você ter uma melhor visualização da atmosfera de Creta 🙂

Hospedagem em Chania

A hospedagem em Chania também foi pelo Airbnb! Eu vou deixar aqui o link do anfitrião e fotos abaixo da vista linda que pude ter durante esses dias! Foi muito fácil de encontrar onde estacionar o carro na rua e a localização era ótima, o centro fica a 12 minutos caminhando! Com certeza recomendo esse local! O preço em julho de 2016 foi de €177,00 para 2 pessoas 5 noites, uma média de €17,70 euros por dia por pessoa.

Vista apartamento Airbnb

Fortaleza de Rethymnon, Praia Preveli e chegada em Chania – Dia 5

Esse dia nos despedimos de Heraklion e partimos em direção a Chania! No caminho para eu passei pela cidade de Rethymnon que fica a oeste de Heraklion e depois fui para Praia Preveli ao sul da ilha, e ao fim da tarde cheguei em Chania.

Em Rethymnon nós visitamos a Fortaleza da cidade e o preço para visita é de €4,00. Tem uma linda vista, mas infelizmente fazia muito calor para fazer turismo e eu acabei passando um pouco mal! A Fortaleza de Rethymnon foi construída pelos venezianos sobre uma colina a oeste da cidade entre 1573-1580 para proteger os cidadãos contra os turcos. Ela tem uma forma de estrela com três portões e seis muralhas. Por vários pontos da cidade você pode vê-la por sua grandiosidade. Uma informação um pouco contraditória que encontrei sobre o local é que a Fortaleza não protegeu realmente as pessoas de Rethymnon por algumas razões: os venezianos cuidavam primeiro da segurança do seu próprio povo e depois dos cretenses; a sua construção não era totalmente segura e apresentava falhas; e também o local passou por dificuldades financeiras.

foto-61
Rethymnon Vista desde a Fortaleza
foto-60 foto-62
Fortaleza de Rethymnon, será que protegeu ou não?

A próxima parada foi a praia Preveli, 32 Km ao sul de Rethymnon! Muito bonita, porém um pouco difícil de chegar se você não gosta de trilha! Na imagem abaixo é possível ver o quanto você tem que descer para chegar lá. Eu sei que na descida todo santo ajuda…mas pra subir hahaha Eu fui com tênis de caminhada porque é uma trilha de terra e pedras, não é difícil, mas só com o chinelo não achei legal! A trilha para descer demorou 20 minutos e a volta 30 minutos!

foto-64 foto-65-1
Praia Preveli

A última parada do dia foi Chania, onde me hospedei por mais 5 noites!

Chania – Dia 6

Esse dia eu aproveitei para conhecer com calma a cidade de Chania e também comprar as passagens de ônibus para o Parque Nacional de Samaria (eu falarei sobre ele no dia 7).  A primeira parada foi o Mercado Central, o endereço é Pl. Agoras, Chania 731 32. Infelizmente eu não tirei nenhuma foto interna, mas com certeza vale a visita para comer algo grego ou comprar comida para o dia! Eu comprei azeite grego no Mercado Central, ali encontrei embalagens de 100 ml.

Por que embalagem de 100 ml? A maioria das vezes eu viajo só com a mala de mão, permitido apenas 10kg! E nos aeroportos aqui na Europa não é permitido líquidos com mais de 100ml!
Mercado Central de Chania

Outro local muito legal que visitei foi o Museu do Futebol! A entrada é gratuita e o próprio dono grego fica ali! Ele foi muito simpático comigo e com meu namorado e nos mostrou vários jogos que ele foi pelo mundo para ver a seleção de Helas! Ele também nos mostrou as fotos pela sua passagem pelo Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.

Museu do Futebol

Por último fomos ao Museu Arquelógico de Chania e eu não sei o que aconteceu, mas eu não tenho nenhuma foto! Ops… Acho que esse dia eu esqueci um pouco da câmera! A entrada foi de €4,00 e para estudantes europeus é gratuito.
O jantar foi no 63º Mezedosxoleion no centro da cidade. Cada prato é uma porção, como se fosse tapas da Espanha, é bem legal para pedir vários e dividir com quem está na mesa!

Tzatziki €3,00 Carne de porco com pimenta e cebola na panela €6,90
Prato de fundo: Cyprus queijo grelhado €4,80.
Prato da frente: Tyriokafteri €3,30.

Parque Nacional de Samaria – Dia 7

O Parque Nacional de Samaria foi um dos passeios mais lindo que eu já fiz! Conhecido pelo Samaria Gorge, o parque tem uma área de 4,850 hectares. A entrada se chama Xylokalo, no povoado de Omalos Plateau, há 1.230 metros acima do nível do mar. Exatamente onde o ônibus nos deixou! Em Chania eu peguei um ônibus da empresa KTEL que partiu as 06h15min da estação central! Foi ali que no dia anterior comprei minha passagem! Dois outros ônibus partem às 07h45min e às 08h45min e são linhas que funcionam quando o parque está aberto! O trajeto demorou 45 minutos.

Xylokalo, única lojinha antes de entrar no parque
Não há necessidade de levar muitas garrafas de água porque há muitos pontos com água potável e também banheiros! Eu levei apenas uma garrafa de 1,5L e fui completando quando necessário.

A entrada custa €5,00 e a partir desse ponto você vai percorrer 16 km até chegar na vila Agia Roumeli, no litoral. Até lá o percurso pode demorar de 5 a 7 horas. Eu levei 6 horas, com paradas de descanso e para comer. Apesar de ter um mini mercado antes de entrar no parque, eu levei a comida que comprei em Chania. Às 7 horas quando começamos o passeio estava um pouco friozinho, eu apenas levei a blusa que estou na foto abaixo, mas depois esquentou bastante. Use bota/sapato de trilha confortável porque o caminho é longo e pedregoso! Extremamente necessário levar protetor solar e um chapéu/boné, pois na última parte do percurso você irá literalmente com o sol na cabeça!

Começo da Trilha no Parque Nacional de Samaria
Já começando esquentar e encontrando uns amigos pelo caminho

À aproximadamente 7,5 km da entrada Xylokalo está a deserta vila de Samaria! É um local excelente para um descanso, porque há mesas cobertas por árvores e água fresca!  Essa aldeia foi desocupada em 1962, quando a área foi declarada Parque Nacional. Os antigos habitantes tinham como atividade econômica a apicultura e o corte de madeira. Antigas oliveiras ainda são encontradas na frente das casas, cultivadas por eles para consumo próprio.

Vila de Samaria

A alguns kilômetros da vila de Samaria está um portão de 300 metros de altura e 4 metros largura. É um local de grande disputa de foto, por ser um dos locais mais famosos do parque.

A saída do parque encontra-se aproximadamente 1,8 km depois desse portão, porém para chegar até a praia onde está Agia Roumeli são mais 30 minutos caminhando por uma estrada. Felizmente há uma van que te leva até lá por €2,00. Eu fiz essa opção já que queria aproveitar a praia antes de pegar o barco que saia às 17h30mim.
O ticket do barco você compra em Agia Roumeli e está bem sinalizado. Esse é o último barco do dia e ele te leva até Chora Sfakion, onde está o ônibus de volta para a estação de Chania!  Nenhum ônibus parte sem a chegada do barco, pois esse barco vem cheio de turistas que vão para diferentes partes de Creta.

Saída do parque, van para Agia Roumeli barco para Chora Sfakion

Essa foi a minha opção, ir e voltar no mesmo dia! Você pode também passar a noite em Omalos e entrar no parque o dia seguinte; assim como dormir em Agila Roumeli. Depende o melhor que se adapta ao seu esquema.

Outra informação relevante sobre o parque nacional é que ele fecha fim de outubro por causa do outono chuvoso! Se a chuva chegar antes que o período normal ele pode fechar antes da data prevista, pois com chuva é extremamente perigoso a visita. A abertura do parque no ano seguinte também depende do período de chuva e da quantidade de trabalho necessária para restaurar o caminho após o inverno. Normalmente ele abre no começo de maio, mas se você planeja sua visita por essa data é melhor ficar atento.

É importante você guardar o ingresso até a saída do parque porque ali os guardas tem a certeza que todas as pessoas que entraram no parque chegaram no final!

É proibido gritar no parque porque, além de ser desagradável para as pessoas, pode aumentar o risco de deslisamento de pedra! Assim como evite descansar embaixo das falésias! O risco de cair uma pedra sobre você existe, então descanse nos lugares indicados!

Alguns fatores contribuir para que você tenha uma experiência ruim:
Uma pessoa sedentária pode ter problemas para percorrer esses 16 km e aquelas que têm problemas nos joelhos, já que muitos trechos são de descida;
Sapatos inapropriados podem causar bolhas no pé e tornar sua caminhada dolorida;
Seguir a regra: primeiro PARAR e depois OLHAR! Eu cansei de ver pessoas que vão caminhando em um lugar pedregoso e tirando fotos e quase caindo… Isso pode gerar um acidente grave!

Praia de Balos – Dia 8

Trilha para chegar na praia de Balos
Praia de Balos

A praia de Balos fica aproximadamente 52 km a leste de Chania e 1h10min de carro! Existem muitos barcos que saem de diversos lugares de Creta e passam o dia em Balos. Boa parte da estrada para chegar ao estacionamento desde a portaria é de terra, mas bem tranquilo! Depois de estacionar o carro é preciso fazer uma trilha para chegar à praia. Eu aconselho ir de tênis porque vi muita gente sofrendo de chinelo! A praia de Balos pertença à prefeitura de Kissamos e a entrada custa €1,00 por pessoa para a preservação do local.

Praia de Elafonisi – Dia 9

Elafonisi é um pouquinho mais ao sul que Balos e fica a aproximadamente 73 km de Chania. Não há trilha nenhuma para chegar à praia, você praticamente estaciona o carro na areia! É muito bom você chegar cedo nas praias nessa época do ano, antes dos grupos de excursão que lotam tudo e fica impossível de alugar cadeira e guarda-sol. Elafosini é linda, água transparente e perfeita para nadar! Eu levei óculos de mergulho para ver os peixinhos na água! Esse dia infelizmente havia muito vento! Quase não tirei foto porque era areia pra todo lado, apenas na hora de voltar tirei uma e fiz alguns vídeos com o celular.

Elafonisi

O último jantar na cidade foi no restaurante Doloma e foi o qual eu mais gostei em Chania! Não era muito turístico e vi muitos gregos por ali! Super recomendo, comida deliciosa e caseira!

Placa indicando Doloma (clique na foto) Prato de trás: Moussaka €7,-
Prato do meio: Souflaki Choirino €7,50

Dica extra aqui no De Pira o mundo! Outra bebida grega que não posso deixar de mencionar é o Raki! Quase todos os restaurantes têm no cardápio e também é possível comprar no mercado. O nosso anfitrião, muito simpático, nos ofereceu essa bebida assim que chegamos!

Raki (clique na foto)

Se você tem alguma dúvida ou conhece essa ilha ou outras ilhas gregas por favor deixe nos comentários! Qualquer outra dica é muito bem-vinda! E me marque na suas fotos do Instagram com #depira para que eu possa vê-las!

Eu vejo você na próxima aventura!
Natalia

Não esqueça de fazer sua inscrição no canal do Youtube para ver as novas aventuras!