Parte 3 – Machu Picchu

Parte 3: Machu Picchu – Peru!

Mochilão feito entre 27/12/2013 e 18/01/2014.

Na última postagem eu comecei na cidade de San Pedro de Atacama no Chile e terminei na cidade de Cusco no Peru! E essa será a última aventura por esses países incríveis pelos quais passei!

Eu e meus companheiros de viagem chegamos em Cusco na noite do dia 7 de janeiro de 2014 e chovia bastante! Nós escolhemos um hostel para passar 2 noites e no dia seguinte procuraríamos uma agência de turismo para ir a Machu Picchu no dia 09/01.

Nós escolhemos a seguinte agência:

       

Eu sinceramente não sei como tenho essas fotos acima, pois naquela época não tinha o objetivo de escrever sobre minhas viagens. Talvez minha amiga Fran que tirou essas fotos pra indicar para alguém! Obrigada Fra <3

  • O informativo acima diz 1 noite e dois dias, mas nos escolhemos outra opção de 2 noites e três dias.
  • Tem algumas opções para chegar a Machu Picchu desde Cusco. Nós escolhemos esse pacote que vai com uma van até uma hidroelétrica e depois caminha-se pelo trilho do trem (que vai desde Cusco até Aguas Calientes – PeruRail). A viagem com a van demora de 5 a 6 horas (eu não lembro exatamente) e a caminhada 1 hora e meia. 
  • Para a viagem de Machu Picchu levamos apenas o necessário para 2 noites e o restante das malas deixamos na própria agência. A agência as levou para um hostel e depois as pegamos na volta.
  • Outra opção para chegar em Aguas Calientes é fazer a Trilha Inca de 4 dias e 3 noite (tem que ter barraca), há também uma trilha alternativa de 5 dias e 4 noites e ambas tem que ir com uma agência autorizada! Outra opção também é ir com de trem ‘PeruRail’ desde Cusco (a opção mais rápida e mais cara). 
  • Valor do passeio: aproximadamente 180 dólares, não lembro o valor exatamente! E estava incluso o transporte (van), o hostel (2 noites), café da manhã e janta, o ticket para entrar em Machu Picchu com guia (na parte da manhã) e mais um tour por Cusco e Valle Sagrado (que fizemos quando voltamos de Machu Picchu).

No dia 08/01 nós fechamos esse pacote e o retante do dia conhecemos Cusco. Uma cidade que me encantou por sua história e beleza natural em todo o Valle Sagrado!

Famosa ‘Plaza de Armas’. À direita está a Catedral e à esquerda a Compañia de Jesus.

Esse muro é um ponto turístico!!! Fica na rua Hatunrumiyoc, a mais popular de Cusco e o muto impressiona pelo seu encaixe perfeito.

Dia livre conhecendo a cidade

Dia livre conhecendo a cidade, novamente Plaza de Armas

Eu lembro que no almoço desse dia tomamos uma bebida que se chama “chincha de jora”, na verdade ela é alcoólica e é a base de milho, mas também tinha a versão suco e tinha uma cor roxa. Eu particularmente não gostei nada daquilo, mas provei hahaha, meus amigos gostaram.

Outra bebida típica é a “Inka Kola” é um refrigerante e tem uma cor engraçada (foto abaixo). É gostosinho, vale provar! Como vocês sabem eu provo basicamente tudo que é típico hahahaha

O refrigerante “Inka Kola”

Outra amiga da viagem foi a cerveja peruana “Cusqueña” 🙂

Dia 09/01 – Rumo a Águas Calientes

Dia 09 pela manhã o ponto de encontro para pegar a van era na Plaza de Armas (eu realmente sugiro que você procure um hostel por ali porque é o lugar onde tudo acontece para turistas).
Aquele dia foi de viagem na van, caminhada, jantar no hostel e por fim dormir porque no outro dia tínhamos que tomar café da manhã às 3:40 da madrugada e sair as 4 da matina para subir até Machu Picchu!

Fran na van partindo para a aventura

O caminho desde Cusco até a hidroelétrica tinha algumas curvinhas hihihi

Quando chegamos na hidroelétrica esperamos uns minutos uma pessoa que trabalhava para a agência chamar nossos nomes para poder seguir viagem a pé.

Caminhada nos trilhos do trem até Aguas Calientes

O rio era muito grande e lindo!

Boraaaa lá!

O trem PeruRail

O hostel de Aguas Calientes era simples e muito agradável! O banheiro ficava dentro do quarto, poucas vezes tivemos esse privilégio!
O restaurante incluso no pacote ficava ao lado e a comida era muito boa! Nenhum de nós tivemos problemas com a comida ali, mas sempre lembrando de nunca tomar água da torneira!

Dia 10/01 – Enfim Machu Picchu!

No dia 10/01 acordamos bem cedinho e as 4 da manhã pegamos nosso caminho a Machu Picchu!
Momento confissão: eu cansei demais para subir aquela montanha até de Machu Picchu! Gente, sério!! Meus amigos não tiveram nenhum problema, mas eu hahahahahaha e as mulheres peruanas que trabalhavam lá passavam do meu lado de salto e eu ali sofrendo pra subir com um tênis confortável!! hahaha. Há também uma van que leva as pessoas até a entrada principal e na época custava 10 dólares.
Depois da minha sofrida subida, lá em cima estava um guia nos esperando. O tour foi na parte da manhã e depois ficamos livres para curtir o local! Nosso tour foi em espanhol, mas tinha tour em várias línguas!
Durante a manhã tinha muita neblina e até choveu um pouco, mas perto do meio dia as nuvens saíram e deram espaço a muitas fotos que fizemos!

  • Uma outra dica importante é levar muita água e a sua comida para o dia! As coisas dentro do complexo são bem caras! Nós compramos as coisas em Aguas Clientes no dia anterior.

Neblina cobrindo loucamente as ruínas

Ter uma capa de chuva é sempre bom!!

O nosso guia ao centro! Muito simpático e no final ele deu um abraço em todos!

Começando a explorar o local

Primeira tentativa da foto clássica!

Aeeee conseguimos e as nuvens foram embora!!!

Foi incrível! Estar em Machu Picchu é um sonho! Almoçamos admirando a beleza do lugar e no meio da tarde retornamos porque queríamos ir às piscinas de água quente (águas termais)!

Pontes que conectam Aguas Caliantes com a Machu Picchu! Na hora da volta estava chovendo de novo!

  • Aguas Calientes é uma cidade bem pequena, então você encontrará as piscinas bem fácil porque tem muitas placas de indicação. Depois de subir e descer aquela montanha foi muito bom ter esse momento relaxante! Não tenho fotos porque levamos apenas as chaves do hostel e toalha para o local!

Depois do jantar aproveitamos para comprar mais comida para o dia seguinte e também para ir na feira de artesanato da cidade!

     

Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo

O dia seguinte foi retornar para Cusco! Tomamos café da manhã e depois começamos a caminhada nos trilhos do trem até hidroelétrica! Nesse caminho você pode ver a montanha de Machu Picchu e também Huayna Picchu. Na foto abaixo eu não sai exatamente apontando para o lugar certo, mas valeu a intensão 🙂

Caminho de volta até a hidroelétrica

Na hidroelétrica subimos na van e voltamos para Cusco! Nós já tínhamos reservado um outro hostel em Cusco perto da Plaza de Las Armas, então foi chegar, pegar as outras mochilas e ir para o hostel descansar!

Dia seguinte (12/01) fizemos um tour por Cusco e dia 13/01 pelo Valle Sagrado que também estavam inclusos naquele pacote que compramos! 

  • Tem MUITA coisa para fazer em Cusco e no Valle Sagrado, nós fizemos o máximo que podíamos, porque nosso dia de retorno estava ficando próximo. A Fran voltava a trabalhar dia 20/01, então teríamos que estar em nossas casas dia 19/01.
  • Uma opção também era comprar o Boleto Turístico de Cusco e desfrutar muito da região, tem mais informações no link aqui.

Fotos do dia 12 e 13/01 – Tour por Cusco e pelo Valle Sagrado

Dia 12 – Olha a capa de chuva amiga aparecendo de novo!

Dia 12

Dia 13

Dia 13 – Ollantaytambo

Dia 13 – Nós passamos nessa casa e foi muito legal. Essa mulher nos explicou como eles fazem os tecidos

Dia 13 –  e também como tudo é tingido.

Esse dia eu fiquei triste!!!! Eu gostei tanto de Cusco que foi difícil deixá-la! E no mesmo dia seguimos viagem para o próximo destino: Copacabana na Bolívia!

De Cusco-Peru para Copacabana-Bolívia. Imagem: Google Maps

Em Copacabana ficamos apenas 1 noite. Chegamos dia 14/01 e fizemos o passeio para a Isla Del Sol no mesmo dia!

  • Não houve tempo de conhecer Puno no Peru (também no Lago Titicaca)! Super aconselho a pesquisar sobre o local porque é incrível! 

Copacabana é uma cidade bem barata! Numa das noites que estávamos lá comi um prato bem servido de Truta (peixe) e foi R$18,00! Muito bom o preço comparado ao mesmo prato em Campos do Jordão – SP que chega a ser ridículo de tão caro!

Porém foi em Copacabana que esqueci da minha promessa de tomar cuidado com a água para beber e tomei uma sopa no almoço! Deu m%$#*! Foi piriri na certa! A minha sorte é que durou uma noite só, tomei um remedinho e tava pronta pra outra!

Dia 14/01 – Passeio Isla Del Sol

Barco interessante!

 Isla Del Sol!

 Isla Del Sol!

Voltando para Copacabana

Infelizmente estamos chegando ao fim da nossa viagem! Dia 15 partimos para La Paz onde infelizmente ficamos 1 noite! Tem muitos passeios legais alí e a cidade por si só já é muito interessante! O que nos deu tempo de fazer em La Paz foi passear um pouco pela cidade para tirar umas fotos!
O nosso hostel tinha um barzinho no último andar e ficava em cima do Hard Rock Cafe! 

Ônibus de Copacabana para La Paz. Imagem: Google Maps

 
La Paz

Do dia 16 para 17/01 viajamos de ônibus para Santa Cruz de La Sierra e apenas trocamos de ônibus seguindo para Puerto Quijarro! Como chegamos dia 17 pela noite pegamos um táxi e dormimos em Corumba-MS.

Na manhã seguinte (18/01) voltamos para a fronteira para passar pela polícia boliviana e dar entrada na Polícia Federal no Brasil! E a tarde seguimos com o ônibus para Campo Grande onde compramos passagens de avião para a casa!

A Fran voltou num voo mais cedo para Floripa e o restante para Campinas-SP, porém do dia 18 para 19 dormimos no aeroporto!! Es lo que hay!

Mais uma vez um super Obrigada aos meus companheiros de viajem! E espero muito que minhas dicas e relato inspirem novos mochileiros!

Um grande Abraço,

Natalia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *